Dicas do Chef

COMO PREPARAR A CARNE DE JACARÉ-DO-PANTANAL DA COOCRIJAPAN

'
ALGUMAS DICAS PARA ACERTAR NA RECEITA!

'
TERMOS UTILIZADOS NAS RECEITAS:

*
Grelhar ou chapear: a carne de jacaré deve ser grelhada em chapa ou panela grossa e bem quente. Quando a chapa está bem quente a carne chega ao ponto perdendo pouca água, por ser uma carne magra esse processo conserva a maciez e suculência da carne. Use manteiga ou azeite para grelhar.

*
Dourar: a carne de jacaré deve ser dourada em panela também bem quente, em pouca quantidade, de modo que junte pouca água e doure rápido garantindo maciez e suculência. Se necessário divida em duas partes.

*
Cozinhar: cozinhar a carne de jacaré, não quer dizer aferventar. Muitos acreditam que a carne de caça deve ser fervida em água para tirar cheiros e amaciar. Mas somente em animais caçados na natureza, animais de cativeiro (Coocrijapan) não têm estes fatores e não precisam ser submetidas a este processo. O fato de aferventar a carne muda suas características estruturais, o que pode proporcionar consistência mais firme a carne.

*
Temperos: a carne de jacaré-do-pantanal apresenta sabor suave, desta forma não deve ser submetida a temperos muitos fortes para não mascarar o sabor. O limão só deve ser usado no molho, mas não no tempero da carne. O recomendado é usar sal a gosto, alho e um pouco pimenta do reino.